De todos os detalhes quando se pensa em ter um e-commerce talvez o mais negligenciado seja a hospedagem, é sempre o último item a ser pensado e parece que o único critério a ser observado é o preço.
Praticamente tudo gira em torno do seu serviço de hospedagem e é esse serviço um fator determinante entre o sucesso e o fracasso da sua loja online.
Diversos lojistas perdem vendas e até mesmo investem pequenas fortunas em anúncios que não dão resultado e a origem do problema está na hospedagem.
Uma loja online confiável, bem vista no mercado, segura e, o mais importante, rápida para os seus clientes tem tudo a ver com a sua hospedagem.
Escolher seu plano de hospedagem pelo preço é a melhor forma de garantir dor de cabeça no futuro.
O que é uma hospedagem?
A hospedagem é o local onde todos os arquivos e informações do seu site são armazenados, sendo responsável por manter a sua loja disponível para que os consumidores possam visitá-la.
É a sua hospedagem que fará o serviço de armazenamento dos arquivos, informações, imagens, textos e todos os demais conteúdos publicados do seu site / e-commerce em um servidor.
É a hospedagem que disponibiliza esses arquivos na internet, permitindo que sua loja fique online as 24 horas do dia e recebendo visitas constantemente.
Como escolher a melhor hospedagem para o seu e-commerce?
Não é pelo preço já vou dizer logo, se você está aqui esperando um texto encomendado de uma das empresas mais famosas e populares, você está no lugar errado.
Escolher sua hospedagem pelo preço pode condenar seu projeto ao fracasso.
Cuidado com o Truque dos Preços
A maioria dos fornecedores de hospedagem oferecem preços baixos no início de seus contratos, mas depois aumentam os preços após o término do período introdutório. Isso pode demorar 24, 36 ou até 60 meses após a inscrição. Sempre procure o custo total de propriedade.
Fora que muitas vezes você fica preso a um contrato com valores altos e um produto de qualidade média. Esteja atento também às renovações.
Há algumas características que todo host de comércio eletrônico deve ter. Quando você estiver procurando por um host para seu e-commerce, fique atento a essas características-chave.
- Quais as necessidades do seu e-commerce
- Números de produtos que será colocado à venda
- Expectativa de tráfego
- Previsão de crescimento do negócio
- Atendimento de suporte
- E claro, o investimento disponível
Agora chegou a hora de avaliar os planos disponíveis no mercado. Confira 3 dicas para escolher a melhor hospedagem para seu e-commerce:
Suporte Técnico
Ninguém está livre de ter problemas e mesmo a melhor empresa de hospedagem pode encontrar algumas instabilidades no caminho, o que não pode acontecer é você não ter o suporte adequado na velocidade exigida para que não gere prejuízos para sua loja e seus clientes.
Faça testes com o suporte do plano que deseja contratar, tire dúvidas, e lembre-se que serão eles que irão lhe prestar atendimento caso ocorra qualquer problema.
Atrás de cada equipe de suporte deve estar um grupo de desenvolvedores experientes. Se a infra-estrutura e os servidores da sua hospedagem estiverem bem construídos e tiverem pouco tempo de inatividade, é um bom sinal de que sua equipe de desenvolvimento será capaz de auxiliá-lo até mesmo com os problemas mais inesperados.
Capacidade de Armazenamento
Novamente aqui preciso te lembrar de não escolher pelo preço, já que dependendo do tamanho do seu ecommerce, será necessário um espaço maior em disco.
Uma loja com poucos produtos você pode contratar um plano menor, para uma megastore, com diversos produtos será necessário um plano de hospedagem com limite maior. Saiba exatamente o tamanho do seu projeto e como pretende escalar suas vendas.
Estabilidade e velocidade
Você tentou fazer uma compra online ou até mesmo uma pesquisa e o site não carrega nunca, ou as imagens ficam quebradas? Isso é terrível para a experiência do cliente e consequentemente para as suas vendas.
Verifique o histórico de estabilidade do serviço de hospedagem antes de fazer a sua escolha. Confira também a largura de banda oferecida, ou seja, a capacidade de transferência de dados suportada pelo servidor, fator que afeta diretamente a velocidade do site.
Esses pontos são essenciais para garantir que o seu e-commerce esteja sempre disponível, ainda mais em épocas de picos de tráfego, como a Black Friday e o Natal.
Com essas informações você já pode começar a procurar seu plano de hospedagem ideal para seu negócio.
Lembrete:
Hospedagem na web não é onde você deve economizar dinheiro. Se você está preocupado com o preço da hospedagem, pense primeiro em gerar receita e tráfego antes de tentar economizar cortando os custos de hospedagem. É uma economia que pode sair bem cara no fim das contas.
Diversos sites são vítimas do mesmo problema: velocidade de carregamento lenta, falta de segurança e falta de suporte devido a um servidor de hospedagem ruim. . Começar com um host compartilhado de última geração pode parecer barato, mas não vale a pena o efeito negativo no seu resultado final.
Ao procurar um provedor de hospedagem de comércio eletrônico, você deve escolher um que esteja pronto para escalar de acordo com as necessidades do seu negócio e que ofereça planos de alta qualidade, bem como planos acessíveis.