Categories
Segurança WordPress, Wordpress

Um backup WordPres nada mais é que uma cópia de segurança do seu site, evitando que por qualquer motivo você perca informações, como ataques hackers, falhas no sistema, picos de tráfego ou até mesmo falha humana. 

São vários os motivos pelos quais seu site pode sair do ar e todas as informações se perderem, por isso ter um plano b, ou melhor, ter um backup é a melhor solução. 

Restaurar um backup do WordPress pode poupar a você horas que você dedicaria a  solução de problemas. Além disso, ter um backup significa que você pode duplicar seu site ou movê-lo para um novo provedor de hospedagem de sites. 

Pode-se dizer que, se você ainda não tem um backup recente, é melhor colocar isso como prioridade na sua lista de tarefas.

O que é o backup WordPress

O backup do WordPress é uma cópia do banco de dados de um site ou blog. Caso ocorra algum problema no sistema ou alguém cometa alguma falha, todos os arquivos (postagens, fotos, links, layout e comentários) estarão seguros.

E é imprescindível ter um backup de todo o seu conteúdo para evitar problemas e perder anos de trabalho. 

Recuperação fácil do site com backup

Com um backup você consegue recuperar seu site ou loja virtual bem rapidamente. O processo de restauração do backup costuma ser bem rápido e até mais simples que o processo inverso que é o backup. Em poucos minutos você consegue colocar seu site novamente no ar com um backup.

Mesmo sites grandes com muito conteúdo podem ser recuperados bem rapidamente em um processo que costuma ser bastante simples e intuitivo. Talvez por ser algo pouco conhecido gere medo e preocupação, mas o processo de backup e recuperação de um site costuma ser bem simples.

Como fazer backup do meu WordPress?

Para fazer seu backup do WordPress, você pode contar com a ajuda de plugins ou ferramentas que fazem o processo automático de forma simples e rápida. No entanto, também é possível criar um backup do WordPress de forma manual. 

Basta seguir os seguintes passos: 

  • acesse o cPanel da hospedagem que você utiliza (caso ela ofereça essa opção) e faça login;
  • clique em “Arquivos”;
  • vá ao menu “Gerenciador de arquivos”;
  • clique com o botão direito do mouse na pasta “public_html”;
  • clique em “Compress”;
  • selecione a opção de “Arquivamento Zip”;
  • Clique em “Compress Files”.
  • Feito isso, basta aguardar o backup a ser feito, o que pode demorar um pouco. Lembre-se de verificar se um arquivo nomeado como “public_html.zip” foi criado — é ele que contém os arquivos do site.

Onde armazenar o Backup? 

Armazenar o seu backup no próprio servidor de hospedagem pode ser mais cômodo, mas nem sempre é um bom negócio. 

Se seu site for invadido e todos os arquivos apagados, com certeza seu backup será apagado junto. 

O ideal é manter armazenado no seu computador pessoal, uma opção acessível e fácil de implementar. 

Salvar os arquivos de backup no seu computador pessoal evita que em caso de problemas com a hospedagem você perca também os backups. Ao final, os arquivos no seu computador estão livres de serem afetados por problemas na sua hospedagem de sites.

Geralmente os computadores pessoais têm espaço em disco de sobra e a manutenção dos arquivos de backup neles quase não ocupa nada de espaço e torna o processo de restauração bem mais rápido e fácil por estarem no pc.

Atualmente existem muitos serviços gratuitos que permitem você armazenar facilmente arquivos nas nuvens sem gastar nada. No plano gratuito do Google Drive, por exemplo, você tem a disposição nada menos que 15 GB de espaço para armazenar o que quiser.

Manter uma cópia dos seus backups na nuvem pode ser uma ótima solução para você conseguir acessar os backups do seu site de qualquer lugar do mundo para fazer a restauração do mesmo em caso de problemas.

Com autenticação de dois fatores e uma série de medidas de segurança, aliado a uma grande confiabilidade comum de serviços em nuvem, armazenar os backups em nuvem é a melhor solução

Como restaurar os arquivos de backup para WordPress?

Antes de restaurar um backup, é necessário criar um novo banco de dados no painel da hospedagem e importar o backup. Ao final dessa operação, o novo banco de dados já vai estar vinculado ao site WordPress.

Com isso feito, já é possível restaurar o backup. É preciso baixar os arquivos de instalação do WordPress e, em seguida, subir esses arquivos para a hospedagem. No WordPress, insira os dados do banco de dados criado na importação para ser instalado na nova conta e pronto, o backup foi restaurado.

Fazer backup de arquivos do WordPress é uma tarefa um pouco burocrática e que pode levar alguns minutos. Porém, ela é fundamental para que você tenha a garantia de que as informações estão seguras e que poderão ser recuperadas caso o banco de dados passe por algum problema.

Quando fazer o backup do WordPress

O ideal é sempre fazer backups periódicos de acordo com a frequência com que seu site sofre alterações. Se o seu site é atualizado semanalmente, fazer backups diários pode parecer exagero. Por outro lado, se o seu site é atualizado diariamente, um backup por semana dificilmente vai salvar a última versão do site.

Fora do período padrão, também é importante fazer backups antes de atualizar o WordPress ou de fazer grandes mudanças no site. Caso aconteça algum problema durante a alteração, é só restaurar o backup e nada vai ter mudado no site.

Além disso, o horário em que o backup WordPress vai ser realizado importa. O processo  costuma exigir bastante do servidor, então é mais recomendado deixar programado para um horário em que o site recebe poucas visitas, geralmente durante a madrugada, para prevenir que o site fique fora do ar.

Migração para outra hospedagem de sites

Se você tiver algum problema com sua hospedagem de sites o backup  pode ajudar bastante. Com um backup WordPress você consegue mover seu site facilmente para outra empresa de hospedagem de sites.

Aqui na Had, oferecemos backups diários automatizados do WordPress em todos os planos. Se isso não for suficiente, você pode criar backups manuais como falamos nesse artigo. 

Confira nossos planos ou entre em contato com as vendas para encontrar o plano mais adequado para você.

Ficou com alguma dúvida? Conta pra gente nos comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Calendário

fevereiro 2024
STQQSSD
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
26272829 

Categorias

Comentários